quinta-feira, 25 de junho de 2009

Conexões Criativas

Recife será ponto de encontro entre artistas da dança do Brasil do dia 30 de junho a 4 de julho. A cidade vai sediar o evento Conexões Criativas, que reunirá integrantes de seis coletivos de dança brasileiros, originários de cinco estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Curitiba e Piauí) para uma semana de debates, trocas de experiências e apresentações artísticas. O evento recebeu o incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura) e conta com apoio do Sesc Santa Rita, Fundação Joaquim Nabuco, Prefeitura do Recife e Associação Reviva.


A proposta é uma iniciativa do Coletivo Lugar Comum (PE) que atua desde agosto de 2007, reunindo artistas da dança do Recife. Inquietos com as dificuldades da produção em dança e suas necessidades artísticas, de criação, aperfeiçoamento, troca com a sociedade, o grupo resolveu criar o Coletivo Lugar Comum. Juntos esses artistas se revezam, dando aulas uns para os outros, colaborando nos espetáculos, na produção de projetos, na discussão de textos. A idéia de promover o Conexões Criativas (título inspirado no vídeo da Sua Cia de Dança) surgiu de uma necessidade de ampliar a discussão sobre essa nova forma de organização em artes cênicas, que resultam em coletivos ou grupos não-convencionais.


Esses coletivos têm como premissa fomentar novas estratégias de criação em grupo, agregando artistas com um perfil mais independente, e experimentando diferentes métodos na elaboração de espetáculos. Atuando de forma distinta dos tradicionais grupos de artes cênicas, que em geral possuem um elenco fixo, com funções definidas e um diretor-dono, os coletivos buscam eliminar a hierarquia entre criador e intérprete e promover um espaço de atuação mais dinâmico e flexível para os seus componentes. O número de pessoas atuantes no elenco, e as atividades desenvolvidas por cada integrante, mudam de acordo com a necessidade do espetáculo. Essa forma de atuar tem influenciado os resultados artísticos gerados, a partir de novos processos criativos propostos.


O projeto Conexões Criativas é uma iniciativa inédita no Nordeste por propor um encontro entre artistas brasileiros que integram coletivos de criação na área da dança. O evento terá duração de cinco dias, onde artistas de diferentes estados do Brasil vão debater e refletir sobre novas formas de organização no campo das artes cênicas e sua influência para os processos criativos e seus resultados artísticos. Um lugar de discussão sobre um novo fenômeno na área das artes cênicas, em que artistas buscam diferentes maneiras de trabalhar em conjunto.


Para este encontro foram convidados os coletivos e grupos não-convenciocais: Coletivo Couve-flor (Curitiba), Dimenti (Salvador), Núcleo do Dirceu (Teresina), Sua Cia de Dança (Salvador) e República Cênica (Campinas-SP). A programação contará com discussões das 9h as 12h, no Sesc Santa Rita e com apresentações de espetáculos a partir das 20h, no teatro Hermilo Borba Filho. O acesso às discussões é aberta ao público e gratuita e os espetáculos terão preços populares de R$5,00.


O grande diferencial do Conexões Criativas para outras mostras é que este garante a estadia de todos os artistas durante todo o evento, dando portanto ênfase ao debate e troca de experiências. Esse formato contribui ainda para a formação de público, disseminando para outros segmentos da sociedade as premissas e conceitos por trás da criação artística. Ao permitir o acesso às discussões em torno dos processos de elaboração de um espetáculo, o projeto atua também de forma didática para promover a disseminação do pensamento da arte contemporânea, abrindo um outro espaço de diálogo entre o público e o artista. A possibilidade de refletir sobre o discurso da obra e a sua própria realização, direciona o espectador para um novo patamar de apreciação estética, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico. Uma iniciativa que contribui para construção de um pensamento crítico sobre a arte contemporânea brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece a produção do setor e as tendências dos novos criadores do Estado.



Programação Conexões Criativas


Terça 30/06 – 20h

Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho

Leve (Coletivo Lugar Comum – PE)

Pequena Subversão (Coletivo Lugar Comum – PE)

Mórbido (Sua Cia – BA)


Quarta 01/07 – 20h

Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho

Quase Nu (Couve Flor – PR)

Guarda-sonhos (Coletivo Lugar Comum – PE)


Quinta 02/07 – 20h

Apresentações Artísticas - Teatro Hermilo Borba Filho

Tombé (Dimente –BA)

Mefisto Brasileiro (Núcleo do Dirceu – PI)


Sexta 03/07 – 12h30

Apresentação Artística – Sesc Santa Rita

Ambulante (República Cênica – SP)


Sexta 03/07 – 20h

Mostra de Videodança – Sala João Cardoso Ayres – Fundaj - Derby

Súbito (Coletivo Lugar Comum / Cia Etc - PE)

Butterfly (República Cênica – SP)


Debates

Dias: 1, 2, 3 e 4 de julho (quarta, quinta, sexta e sábado)

Hora: 9h as 12h

Local: Sesc Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário